Categoria Netuno
Cada peça irá expandir o tabuleiro e você deve tentar controlar áreas como uma cidade (Cavaleiro), uma estrada (Ladrão), um mosteiro (Monge) ou dos campos (Fazendeiros) para ganhar pontos. Essa marcação é feita adicionando um um seguidor (meeple) em uma das áreas de pontuação mencionadas dentro do ladrilho adicionado.
Os seguidores ficarão presos até que a área seja completada, portanto, como a quantidade de meeples é limitada (7 no jogo base), a escolha de colocar ou não um destes marcadores permeia todo o jogo – sempre estará se perguntando “vale a pena tentar controlar aqui?”. Cada vez que é finalizada uma cidade ou uma estrada o meeple volta ao seu dono, e o local é pontuado. Mosteiros com todas as áreas a sua volta preenchidas também engatilhem a pontuação e o meeple retorne. Fazendeiros nos campos não retornam e irão pontuar apenas no final do jogo.
Carcassonne além de ser o jogo que inventou o marcador do Meeple (my+people) se tornou um novo clássico moderno dos jogos de tabuleiro, altamente acessível à iniciantes, mas com camadas estratégicas tão fortes que se tornou um jogo com diversos torneios e competições mundiais.
Itens
72 cartelas de terreno
40 seguidores em 5 cores diferentes: amarelo, vermelho, verde, azul e preto (8 de cada)
1 marcador de pontos
1 manual de regras
Apenas na 2° edição
Mini-Expansão "Rio I": 12 cartelas de rio
Mini-Expansão "O Abade": 5 seguidores abades nas cores dos jogadores
Como Jogar:
R$30 por 5 dias